O Kairos está Transformando a Educação Teológica:
O Kairos é uma jornada de discipulado. Um diploma do seminário é o resultado esperado dessa jornada, mas a própria jornada é parte do destino. Ao invés de cada aluno avançar pelo mesmo curso de estudos acadêmicos pré-embalados, o Kairos atende ao seu contexto e chamado únicos.
O Kairos consegue focar em seu contexto e vocação únicos, avaliando sua competência nos resultados do discipulado, não nos cursos pré-embalados de estudo. Ao invés de ter apenas disciplinas acadêmicas com um professor, em seu curso Kairos, você é auxiliado por uma equipe de mentores quanto ao que saber, como fazer bem aquilo para que Deus o chamou e compreender em quem você está se tornando como discípulo de Cristo.
O alvo do Kairos é ser acessível e relevante. Você não precisa se mudar para um campus físico por anos, longe da igreja, família e amigos. Você não precisa se endividar para pagar mensalidades exorbitantes para se formar. Você não precisa encaixar seu chamado e contexto únicos no mesmo curso que todos os outros. Ao contrário, sua jornada é moldada pelo seu contexto, assim, você pode ser mentoreado por pessoas que já fazem parte de sua igreja e comunidade.
Como Funciona: Através dessa filosofia educacional os alunos usam vários tipos de tarefas para validar o desempenho dos objetivos educativos, o que leva à demonstração de competências de nível superior e metas integradas.
Os alunos trabalham com uma equipe de três mentores para escolher e adaptar tarefas de acordo com as necessidades, contexto ministerial e experiência ou conhecimento prévio, enquanto trabalham para demonstrar resultados nos competências do programa.
Com exceção dos Encontros em Porto Alegre duas vezes por ano, o curso é normalmente concluído em contexto. O sucesso do aluno depende fortemente de sua capacidade de ser um aprendiz intrinsecamente motivado.
No entanto, todos os módulos de aprendizagem do seminário estão disponíveis para que os alunos complementem ou aprimorem o trabalho em contexto. Alguns em formato mais tradicional incluem os das áreas de Velho Testamento, Novo Testamento, história da igreja, ministério prático e ética.
A Filosofia Educacional Kairos está avançando. Ele é hoje reconhecido como um dos seminários mais inovadores do país, ajudando a mudar a educação teológica e sua aplicação na América do Norte e no mundo.
Em 2014 o Seminário de Sioux Falls, que é agora chamado Kairos University, lançou um experimento chamado Projeto Kairos. A meta era mudar o foco da educação teológica. O Projeto Kairos foi projetado para encorajar o aprendizado integrado e moldar a educação teológica a partir de momentos oportunos e não do calendário acadêmico. Os alunos são acompanhados por uma equipe de mentores e uma comunidade de colegas, imersos em uma comunidade de aprendizagem e, mais importante, uma comunidade de fé.
Um dos resultados do experimento é a Trajetória do Projeto Kairos. Outro resultado foi a infusão dessa filosofia educacional, de alguma forma, na vida de cada estudante, independentemente da trajetória do curso. O propósito que acompanha essa filosofia—acessível, relevante e fiél—é muito mais que uma lista de palavras. Ela enfatiza a educação teológica, antes de mais nada, como uma jornada de discipulado e está integrada em tudo na Kairos University e do Seminário Teológico Batista do RS.
Educação Fundamentada na Teologia e com Base em Competências
A instrução fundamentada na teologia e com base em competências é a expressão viva do ensino no Seminário de Sioux Falls. Ela empodera os alunos e cria novas oportunidades para um ensino teológico integrado, com base em competências, aprendizado empírico e experiências tradicionais de estudo. Também abre portas para novas formas de pensar sobre a jornada de desenvolvimento dos alunos e permite que escolas, igrejas, ministérios e empresas trabalhem juntos de maneiras excepcionais.
Por muito tempo, a educação teológica foi separada em vários segmentos da Igreja. Seminários, igrejas, organizações ministeriais, processos de treinamento clínico, entre outros têm operado separadamente. No Seminário de Sioux Falls, acreditamos que o ensino teológico deve ser um sistema em que vários parceiros contribuem para o desenvolvimento individual integrado. Estamos comprometidos em desenvolver pessoas dedicadas ao reino para servir na missão de Deus.
Personalização do Curso
Os alunos podem ajustar o curso de acordo com suas necessidades. O currículo do Kairos oferece um conjunto de tarefas sugeridas para cada competência do programa. Essas tarefas sugeridas oferecem oportunidades prescritas para os alunos demonstrarem maturidade cristã nas áreas de conhecimento, caráter e capacidade. As tarefas são atividades que variam de discussões a artigos, de diários a retiros e leituras, de vídeos a peregrinações. Elas podem ser feitas em qualquer ordem. Em harmonia com os ritmos do ministério e sob a instrução de equipes de mentores, tarefas podem ser adaptadas ou ajustadas.
Participação em uma Comunidade de Aprendizagem com Discipulado
A comunidade se desenvolve de forma bastante natural conforme alunos e mentores vivenciam a vida acadêmica juntos. Contribuem para isso: relacionamentos profundos de mentoria, relacionamentos informais mas significativos que se formam a partir de interesses e contextos em comum. Os alunos entram e permanecem unidos como discípulos. Eles frequentam os mesmos Encontros quando possível, às vezes se encontram em grupos recorrentes (conferências) e podem realizar muitas tarefas juntos.
Momentos Contextualmente Integrados do Kairos são planejados para serem uma experiência transformadora. O aprendizado está centrado em momentos. Os alunos estão imersos em seus contextos. Tanto quanto possível, é assim que o aprendizado deve se dar—seja em uma igreja, uma ONG ou uma empresa. Como em um Diagrama de Venn, com círculos sobrepostos, a esfera do seminário e a esfera do ministério (e qualquer outra esfera) devem ter uma interseção vasta.
Maturidade Cristã com Base em Competências
O Projeto Kairos é completamente orientado por competências, que são resultados de aprendizado integradas representando características essenciais da maturidade cristã. Cada curso tem competências de aprendizagem prescritos. Tudo dentro de um curso leva ao êxito nas principais marcas da maturidade. As tarefas não existem como um fim em si, mas como maneiras de quantificar avanços demonstráveis em direção às competências.
Quando a equipe de mentores e o aluno acreditam que a conclusão dos objetivos relativos a uma competência de nível superior específico foi validada, o aluno participa de uma avaliação mestre, que é então usada para demonstrar o nível de realização naquele competência e se a competência foi concluído.
Encontrando uma Equipe de Mentores
O trabalho de cada aluno é realizado sob a supervisão de uma equipe de mentores. Os alunos têm um grupo de três mentores que os acompanham, supervisionando seu progresso em direção às competências de aprendizagem do curso e oferecendo um cuidado educacional pessoal e equilibrado. As equipes de mentores são essenciais para o Projeto Kairos junto com a orientação do coordenador e a participação em uma comunidade de aprendizagem com discipulado. Para saber mais sobre o papel, as expectativas, requisitos e critérios dos membros da equipe de mentores, veja as Informações do Mentor abaixo.